Notícias
Imprimir E-mail

Assocene Participa da III Feira Nacional da Reforma Agrária em São Paulo



Este ano a III Feira Nacional da Reforma Agrária atingiu 260 mil visitantes no parque Água Branca em São Paulo, foram 420 toneladas de alimentos oriundos de vários Estados do Brasil por 1.215 feirantes de acampamentos e Assentamentos do MST.



Adriano Martins Presidente da Associação de Orientação ás Cooperativas do Nordeste (Assocene) esteve presente conhecendo e debatendo a importância dos alimentos orgânicos para a saúde da população. A feira traz um diálogo com a sociedade sobre a importância e necessidade de outro modelo de alimentação, a partir da produção camponesa de alimentos saudáveis.


A feira propiciou seminários com representantes de movimentos populares, da sociedade civil, de instituições e de entidades, sobre promoção à biodiversidade, desafios da alimentação saudável na educação escolar, políticas públicas e comercialização dos produtos da Reforma Agrária Popular e da Agricultura Familiar, a importância da água, saúde universal e democracia, e a questão dos agrotóxicos no Brasil. O objetivo foi ampliar o debate com a população, aproximando campo e cidade, sobre a necessidade e possibilidades de uma alimentação saudável no prato dos brasileiros.


XI Reunião do Fórum dos Gestores pelas Políticas



A Associação de Orientação ás Cooperativas do Nordeste (Assocene) participa da XI Reunião do Fórum dos Gestores Estaduais responsáveis pelas políticas públicas de apoio a agricultura familiar no nordeste e em Minas Gerais, de 21 a 23 de março de 2018 em Fortaleza. O evento está sendo realizado no Hotel Oásis Atlântico na Beira Mar, a abertura contou com a presença do secretário Chefe da Casa Civil Nelson Marins, representando o governador do Ceará, secretários estaduais de agricultura e desenvolvimento agrário do Ceará, Bahia, Maranhão, Sergipe e Pernambuco, além de representantes, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e outras autoridades de todos os Estados do Nordeste e Minas Gerais.


Em seu primeiro evento desse ano o Fórum está completando três anos consecutivos de atividades de um ciclo de debates que passou por dez Estados. Um período difícil na conjuntura brasileira com fortes impactos nas políticas de superação da pobreza e de apoio à agricultura familiar. Foi entregue as autoridades que atuam em todas as edições do Fórum uma condecoração de gratidão e compromisso na consolidação do evento para comemorar o momento.


Esta edição está sendo executada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e Programas de Gestão do Conhecimento para zonas do Semiárido do Nordeste (Projeto Semear, Fida, IICA).


Hoje, o Fórum já conta com a adesão de todos os Estados da Região Nordeste e do Estado de Minas Gerais, através das secretarias de agricultura, reforma agrária e do desenvolvimento agrário dos estados.


Este momento é para discutir ações e projetos relacionados à agricultura familiar e a segurança hídrica, aplicados em todos os Estados, momento de reflexão e articulação política da área agrícola da região e a programação está focada para temas que valorizam e incentivam o desenvolvimento dos territórios e da agricultura, motivando o acesso a novas oportunidades produtivas e reforçando a importância do Fórum.


 


Parceiros ASSOCENE

Redes

Doações